segunda-feira, 19 de novembro de 2012

a vontade, o sentido e o partilhar.

A vontade de construir esse espaço surgiu antes mesmo de chegar cá, em São Luís. 

Quando precisei organizar com o meu orientador as festas que gostaria de assistir, no curto espaço de tempo que estaria em São Luís - Maranhão, sentimos uma grande dificuldade em perceber o que seria mais pertinente com o material que ele tinha - o cadastro de Festas do Divino Espírito Santo, sistematizado por Beatriz Pimentel. 

A minha única estadia em São Luís aconteceu em 2001.. os amigos que fiz e os seus respectivos contatos...estavam bastante desatualizados!!!

Portanto, a única hipótese era organizar o meu cronograma dia-a-dia.

Assim que cheguei, tive o privilégio de participar de uma sessão do GPMina - grupo de estudos coordenados pelos professores Sérgio e Mundicarmo Ferretti, no qual tomei conhecimento do site Museu digital da memória afro-maranhense , que busca contribuir com políticas e ações afirmativas na luta contra o preconceito racial.

O site tem um enorme acervo de imagens que documentam festas e rituais públicos realizados em terreiros afro-maranhenses de Tambor de Mina, Umbanda, Pajelança, Terecô e documentam também rituais do catolicismo popular vinculados aos cultos afro-maranhenses.

Apreciei muito a forma simples como as imagens e respectivas legendas proporcionavam ao visitante um olhar próximo e detalhado de cada momento das festividades.

Foi então que decidi criar esse espaço e tentar também de uma forma bastante simples, organizar o meu material de campo e contribuir com o cadastro mais actual das festas em São Luís.




















Sem comentários:

Enviar um comentário