Geralmente realizada no dia 06 de janeiro - dia de Reis - A Queimação de Palhinhas consiste em queimar um punhado de murta (planta que é utilizada para decorar/recobrir os presépios e que quando queimada exala um odor bastante agradável) no fogareiro, ao som de cânticos religiosos populares.
No dia 07 de Janeiro de 2013, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho organizou a sua queimação de palhinhas, que contou com a participação do grupo Reis Pastoral (município de São José de Ribamar) e do grupo Pastor Estrela de Belém (de Dona Elzita), do bairro de Sacavém.
Marcada pelo catolicismo popular, a programação foi aberta com uma procissão que percorreu as ruas do centro histórico (rua da Palma, Direita, Beco da Pacotilha e Afonso Pena), acompanhada por músicos populares e pelo grupo de São José de Ribamar. Em seguida, uma ladainha foi cantada pelo diretor do Centro de Cultura, que no final da reza, sugeriu uma pequena procissão, para possibilitar o acesso dos devotos e diminuir o tumulto durante a queima.
Mesmo com essa indicação, os devotos avançaram de forma bastante desorganizada, e cantando o Hino da queimação de palhinhas, apanhavam um punhado de murta (distribuída em grandes peneiras de cofo) e depositavam nos fogareiros, mentalizando os seus pedidos para o ano.
Refrigerante e leite com chocolate foram distribuídos para os convidados com muita fartura, porém os doces, que foram divididos em pedaços e acomodados em pequenas caixas, não foram suficientes para enorme fila que se formou.
Depois da Queima, os dois grupos apresentaram os seus cânticos de Natal, encerrando a noite e também o ciclo de festas de Natal do Centro de Cultura.
Imagens: Lysandra Domingues
Sem comentários:
Enviar um comentário