segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Titulação do Tambor de Crioula e registro oficial dos grupos

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA) realizou, no dia 14 de Dezembro, uma cerimônia de titulação do Tambor de Crioula, manifestação da cultura popular, oficialmente registrada em 18 de junho de 2007 no Livro de Registro das Formas de Expressão como Patrimônio Cultural do Brasil.


A cerimônia aconteceu por volta das 16h30, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande e contou com a presença dos principais representantes dos grupos de Tambor de Crioula de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Durante a cerimônia, o IPHAN entregou cerca de 100 certificados e comunicou que o título de Patrimônio Cultural também mobiliza recursos públicos dos governos Federal e Estadual que serão aplicados na proteção do Tambor de Crioula, viabilizando a realização de encontros, festivais, oficinas e seminários voltados para os praticantes do tambor. Para além disso, é possível que disponibilizem fundos para a produção de vídeos, gravação de CDs e compra de equipamentos para o Centro de Referência do Tambor.
Após a cerimônia, foi realizada uma grande roda de tambor, que contou com a participação de vários grupos, coreiras e tocadores que apareceram por lá.
Imagens:Lysandra Domingues










Sem comentários:

Enviar um comentário